Terras da Feira vivem a tradição e a fogaça “solidária”


festafogaceiras
Vem aí mais uma tradicional «Festa das Fogaceiras», que é simultaneamente do “pão doce”, da devoção, do trabalho e da solidariedade…em Santa Maria da Feira.Cc/01/14

Actualmente quem tem pão e pode fazer as suas refeições, diariammente, bem pode agradecer, tal a crise que assola o país. E não será por falta de empenho, do trabalho de muitos, da devoção de imensos, até de dinheiro, mas politicas erradas que tudo cortam a uns, em favor de outros, destruindo dia-a-dia tudo e todos à sua volta …
Mas políticas à parte, o certo é que está aí mais uma edição da «Festa das Fogaceiras», em Santa Maria da Feira, mantendo as tradições, tal como outrora, tendo o dia 20 de janeiro por referência e atractivo maior.

É bom recordar que esta é uma tradição secular, já com mais de 500 anos, sempre marcada pela devoção do povo das Terras de Santa Maria, que ao dia 20 de janeiro, saiem à rua, acorrem à missa solene, precedida da benção das fogaças e ofertam-nas a quem delas mais precisa. Na origem desta emblemática e popular festividade está recorde-se o ano de 1505, quando a região foi assolada por um surto de peste, que dizimou parte da população. Em troca de protecção, o povo prometeu a S. Sebastião a oferta de um pão doce chamado fogaça. Nascia assim uma tradição que se cumpre até hoje e cumprida a promessa, temos esta referência histórica, cultural e social, ds Terras de Santa Maria e suas gentes.

Dizer ainda que a Fogaça de Santa Maria da Feira é única, não só pela forma de confeccionar mas principalmente pelo formato, simboloizando a torre de menagem do Castelo da Feira e seus quatros corucheús, bem como pela tradição local que é singular, utilizada então como voto na Festa das Fogaceiras, já que durante todo o ano se fabrica este pão-doce, se come por cá, mas sobretudo também por esse mundo fora, pelos muitos e muitos filhos, amigos e conhecedores deste “ícone” gastronnómico das Terras de Santa Maria.
logo_2linhas_pb

Festa das Fogaceiras
Santa Maria da Feira, dia 20 de janeiro

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s