tradição ainda é o que era ….em Pinhel


156910_599064666839341_1230125360_n
Tradição em Pinhel sempre foram a agricultura e a pastorícia, actividades que deram trabalho e sustento às gentes deste recanto interior de portugal. Mas não se pense que ir até Pinhel é gastar meio-dia de caminho(independentemente do ponto de partida) chegar e deparar com uma terra cinzenta, pessoas de pele escura, rostos tristes, encaminhando os bois e suas carroças rua fora num vai-vem casa/campo/casa. Nada disso, os tempos são outros, a actividade agrícola evoluiu e fruto do esforço e abnegação das gentes locais, há um conjunto de produtos como o vinho, o azeite, os enchidos e atente-se o granito, já correm mundo, levando além do mais a marca “made in” Pinhel tal a qualidade e quantidade registadas a que se juntou a certificação, trazendo mais-valias a esta terra e concelho.

Tudo isto para dizer que está aí mais uma edição da «Feira das Tradições e das Actividades Económicas» de Pinhel, constituindo não só a montra do que se faz e produz por estas terras, mas também a homenagem aos muitos que por cá se dedicaram a manter vivas as tradições, passando o testemunho de artes e ofícios que importa conhecer, divulgar e alguns mesmo preservar, já que fazem parte da história e da memória colectiva de Pinhel. E neste mix de passado, presente e futuro reside a aposta da Câmara Municipal de Pinhel que em 1996, decidia por de pé a primeira edição desta que é actualmeente, a grande montra das realidades desta terra e concelho. Cc01/14

Todas iguais, todas diferentes ou não tivesse a cada ano um foco ou tema diferente vem aí nova edição da «Feira das Tradições e Actividades Económicas», com as suas várias componentes, desde os produtos locais, às artes e oficios tradicionais, passando pela história de Pinhel e as instituições (o foco das atenções desta 19ª edição), sem esquecer a animação e o turismo facetas em evidência neste final de fevereiro, inicio de março em Pinhel. Ah também a gastronomia não poderia deixar de sobressair através das já habituais “Tasquinhas”, que se assumem como ponto de encontro com a cozinha regional e uma das referências do calendário gastronómico regional e nacional, tal a oferta no quadro do certame.

Espaço de conhecimento, lazer e diversão, traduzido na realização de colóquios, desfiles alegóricos, atividades radicais e a imprescindível actuação de artistas nacionais são motivos suficientes para rumar a este evento e num simpático fim-de-semama (re)descobrir Pinhel…
pinhel_logo

19ª Feira das Tradições e Atividades Económicas
Centro logístico de Pinhel dias 28 de fevereiro, 1 e 2 de março

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s