“Lampreia” e demais prazeres de Penacova


Cartaz_época_lampreia_2015
Vamos por aí estrada fora, tomar um café e comer uns pastelinhos do Lorvão …! Não, a mim apetece-me antes um “Arrozinho de Lampreia” acompanhado de um bom vinho… saboreado a dois, numa mesa talvez com vista de ria !!! Ora divergências de um casal em vésperas de fim-de-semana, procurando destino que lhes traga tranquilidade e prazeres! E na verdade por estes dias, bem pode o casalinho manter-se em sintonia, satisfazendo ambos os apetites e gozar sobretudo dos prazeres que Penacova lhes permite, onde o “Arroz de Lampreia”, um bom vinho do Dão, a doçura dos pastelinhos de Lorvão (entre outros), um quente café e claro, uma vista deslumbrante de rio, de Serra a que será de juntar essa “brisa” de enorme tranquilidade.

Estamos em plena época desta muito apreciada espécie de rio e Penacova tem por hábito, proporcionar uma convidativa ementa, no âmbito do «Festival da Lampreia» que decorre particularmente num conjunto de restaurantes do concelho, aderentes à iniciativa, entre 27 de fevereiro e 1 de março 2015.
E por aqui para além das diferentes propostas com a lampreia por “rainha à mesa” a que se pode juntar esse complemento de olhar o rio bem ao fundo, ao mesmo tempo que saboreia um pastelinho de Lorvão a fazer companhia ao café. Ah mas bem podem os mais dinâmicos, ir por aí à descoberta do património natural e arquitectónico do concelho, dos núcleos molinológicos, a imponência do Mosteiro de Santa Maria do Lorvão, que acrescente-se acolhe majestoso órgão neoclássico de duas fachadas, que acrescente-se é único na região e no país.

O convite aqui fica para um fim-de-semana diferente, tranquilo, fresco e solarengo, comprovando a existência de inúmeras iguarias da cozinha regional, onde sobressai a Lampreia, confeccionada de diferentes formas, também os vinhos e a doçaria regional e conventual, tendo por cenário Penacova e as belezas naturais e edificadas deste concelho.

barca_finalissimo
Festival da Lampreia (restauração local)
Penacova de 27 fevereiro a 1 de março

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s