Ouriço-de-mar, o nascer de um “ícone” da Ericeira


10915266_588270297942839_6221340894199093520_n
Ai agora é que me ouriço de modo a não perder pitada deste festival e do que por lá na Ericeira se vai passar nesta mostra gastronómica de deixar os picos em pé …!!

É verdade, duas novidades numa…só. E a primeira é a realização de um Festival Gastronómico, que se pretende efectivamente de nível internacional (quer pelos turistas que frequentam estas paragens, quer pela participação de Espanha no evento). A segunda não menos importante, bem pelo contrário e o “Ouriço-de-mar” metido nestas coisas da cozinha regional e da gastronomia. Sim e para além das mostras gastronómicas, das degustações que por si, despertam curiosidade, ainda se poderá contar com workshops e showcookings com chefes conceituados e escolas de hotelaria, entre elas a afamada Le Cordon Bleu.
Jornadas técnicas sobre o ouriço-do-mar, bem como a apresentação de um estudo científico sobre stocks, povoamento e desenvolvimento do produto na zona costeira da Ericeira, acções que integram este Festival, cujo ponto de referência neste caso será o auditório da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva,em pleno centro da Ericeira.

Tudo acontece em primeiríssima edição do «Festival Gastronómico do “Ouriço -de-Mar” » nos dias 11 e 12 de Abril, com esta espécie marinha a ser confeccionada e levada a mesa de inúmeros comensais, sentados com enorme expectativa num conjunto de restaurantes aderentes, ali mesmo na Ericeira, local de referência no quadro do surf e deste modo no “metier” gastronómico.

A ideia da Câmara de Mafra em sintonia com a Junta de Freguesia da Ericeira e a restauração e hotelaria locais é colocar nos roteiros gastronómicos (regional e internacionalmente) o ouriço-do-mar, promovendo ao mesmo tempo as potencialidades gastronómico-turisticas da Ericeira, impulsionando também a economia local. E todas as sinergias não são muitas para fazer crescer e vingar este novo e inovador desafio, da Câmara Municipal de Mafra, das Juntas de Freguesia da Ericeira, Santo Isidoro e Encarnação com o apoio do Turismo de Portugal, ATL –Associação Turismo de Lisboa; ESTM -IPL –Escola Superior de Tecnologia do Mar –Instituto Politécnico de Leiria.

mafra logo

1º Festival Gastronómico “Ouriço-de-Mar”
Ericeira, restauração e hotelaria locais dias 11 e 12 de abril

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s