Caldos com o melhor pescado dos Açores…


As nossas atenções centram-se desta vez, nos Açores e num dos mais emblemáticos locais da ilha de S.Miguel…Rabo de Peixe. É aí, muito por força do empenho das gentes locais, pesem embora as vicissitudes sociais, económicas e culturais que tem lugar o «Festival do Caldo de Peixe» certame marcado para os dias 22 e 23 de julho.

Caldos ou Sopas feitas com base no Peixe, nas suas diversas espécies, uma mostra de vinhos e muitas outras iguarias, vão integra este evento, apostado sobretudo na vertente gastronómica, mas que vai muito para além disso, se tivermos em conta a qualidade e diversidade do cartaz de espectáculos e demais iniciativas da responsabilidade da Associação de Pescas de Rabo de Peixe (APRAP) em parceria com o Clube Naval de Rabo de Peixe (CNRP).

Artistas à parte “Rei” à mesa, no novo Porto de Pesca de Rabo de Peixe, será então o produto resultante da mais importante actividade económica local – a pesca, exercida pela maior comunidade piscatória de toda a região açoreana. Para dar a provar os sabores genuinamente locais, quem melhor poderia estar na preparação de irrepetíveis refeições, que aqueles que conhecem, na dureza dos dias, as espécies que povoam os mares do Açores!!! Pescadores e cozinheiros de “mão cheia” das ilhas e também do continente, fazem desta, a mais apetecível mostra de pescado cozinhado, até pela descoberta de qualidades e características que, peixes menos valorizados, podem trazer à nossa alimentação.
A “Cavala” por exemplo, deverá causar surpresa e gerar os maiores apetites, no âmbito de um hamburger. Pelos sabores e ingredientes com que se faz acompanhar, o “hamburger de Cavala” será certamente, uma das receitas mais procuradas, entre todas as que se conta serem aqui apresentadas pela primeira vez…E se de novidades se trata, dizer que o «Festival do Caldo de Peixe» surge desta feita, desligado das tradicionais festas de São Pedro Gonçalves, padroeiro dos pescadores desta freguesia do concelho da Ribeira Grande, Isso poderá significar uma clara e forte aposta, na afirmação deste evento gastronómico entre outros, congéneres, procurando assim assumir lugar cimeiro enquanto cartaz turístico-gastronómico da ilha e dos Açores, em geral.

De referir por último que a receita do “Festival do Caldo de Peixe” irá reverter a favor do projeto “Hominis Aqua” um projeto de âmbito social apostado em possibilitar a formação a jovens filhos de pescadores bem como potenciar rendimentos complementares e alternativos à própria pesca, da qual vive esta comunidade.

“Festival do Caldo de Peixe”
Rabo de Peixe, dias 22 e 23 de julho 2016

CaldodePeixe'16

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s