Semana da Bolota “desfaz” mito…


Se é Bolota vai para … !!!! o prato !

Admirado ou se preferir surpreendido ficará certamente mas não será o único ! E isto vem quebrar o mito de que Bolota …só mesmo para os porcos.  A ideia que agora se contraria vem provar que com imaginação, criatividade e fruto de saberes e sabores é possível incluir a bolota na nossa alimentação , seja na gastronomia propriamente dia quer na doçaria ou quiçá em outros produtos, comestíveis ou bebíveis …

Numa palavra é das tradições alentejanas que se trata mas também da criatividade das gentes de Montemor-o-Novo por via da “Semana da Bolota” que tem como palcos a restauração local e as pastelarias deste recanto alentejano, aqui (ou ali) a escassas dezenas de minutos de Lisboa, de Elvas, de Beja ou de Vila Real de Santo António ou de cidades na vizinha Espanha.

Está de parabéns Montemor-o-Novo, as gentes locais, o município por a realização daquela que é já a II Semana da Bolota e cujo grande objectivo é proporcionar experiências única e saborosas em torno da gastronomia  e onde este produto de excelência “made in” terras alentejanas se produz e sublinhe-se de confecciona para satisfação de crescente número de apreciadores dos pratos e doces que contam com esse ingrediente…  A Semana da Bolota é além do mais uma forma de manter Montemor, na rota das grandes iniciativas gastronómico-turísticas  que têm lugar muito em particular na chamada “época baixa” . E pela novidade e qualidade em apreço ganham os visitantes e a economia local. Ah e nunca será demais lembrar as diferentes propostas que Montemor -o-Novo proporciona que vão muito além da gastronomia, da natureza, do património cultural e das histórias deste pedaço deste acolhedor Alentejo.

Se quer mesmo degustar algo diferente e usufruir de um dia ou fim de semana marcante, Montemor -o -Novo e a “Semana da Bolota” que tem lugar de 4 a 12 de março é  a sugestão que aqui deixamos.

Os saberes, os sabores, as tradições, bem como a inovação são como que a “ementa” em terras de Montemor e da Bolota…

Durante esta semana pode desfrutar da gastronomia, assim como do vinho e de uma paisagem , uma paisagem magnífica no âmbito do “Encontro da Bolota” agendado para dia 12 de março, tendo por cenário a  Herdade do Freixo.

Degustação de produtos criados com bolota, ainda o Cozido com Bolota, também  workshops ou a descoberta do Montado e o encontro com o folclore alentejano entre outras actividades fazem parte deste dia no campo, que encerra a Semana da Bolota, em Montemor-o-Novo.

II  Semana da Bolota de 4 a 12 de março

na restauração e pastelarias de Montemor-o-Novo

 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s