Alheira, a original …a de Mirandela


A gastronomia (e os produtos locais ou regionais) é hoje, um dos mais importantes atractivos que cada localidade explora da melhor forma. Assim sendo tornou-se comum a realização dos fins de semana, das semanas ou quinzenas gastronómicas ou até para os mais arrojados, um mês (ou até mais) dedicado a um ou vários pratos da cozinha local ou regional. Já quanto aos produtos locais de excelência, muitos deles certificados, com Selo de garantia ou ainda “DOP” isto é, a “Denominação de Origem Protegida”, sujeitos por isso a controlo de origem, com intuito de garantir que “não comemos gato por lebre” forte mesmo é a concretização de eventos a estes dedicados, como acontece com o tradicional fumeiro, a doçaria regional, o porco (preto nomeadamente), a cozinha de cada região, aos peixes ou mariscos, à lampreia, aos doces conventuais, aos  frutos secos, ao mel e tantas outras propostas. Aí as provas ou degustações, as sessões para profissionais e ou público em geral,  surgem então as dicas de como preparar, cozinhar ou levar à mesa, certos ingredientes. Razão destes eventos é igualmente a sua comercialização,  quer como modo de promover todo um conjunto de iguarias e claro trazer importantes mais-valias às economias locais tanto aos produtores como à hotelaria e restauração locais. A animação é o “tempero” que se junta às feiras, mercados, tornando este tempo de calendário uma verdadeira festa, seja ela ou não televisionada …!

Neste contexto aí está o já habitual e imperdível “Festival Gastronómico da Alheira” na capital por excelência que é Mirandela. E março no primeiro fim de semana do mês ela aí está confeccionada e servida de várias formas mas sempre saborosa, na restauração desta localidade transmontana e que proporciona o encher da bagageira do veículo para mais tarde e até por vezes bem longe, saborear com familiares e amigos…

Uma Alheira, quer como entrada, quer como prato principal nos restaurantes aderentes é uma das facetas deste evento. Difícil será mesmo escolher um prato dados os menus especiais à disposição dos muitos e muitos visitantes à princesa do Tua e amantes do seu ícone maior…- a Alheira. Se é fã não deve perder o certame. Caso seja a primeira vez que tem oportunidade de saborear Alheira…Mirandela passará a ser ponto de paragem obrigatório, bem como o

“Festival Gastronómico da  Alheira

Mirandela (mercado e restauração local) dias 4 e 5 de março 2017

alheira1

 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s