Todas ELAS… são boas,em Salvaterra!


ELE está  a chegar !  O aviso ou alerta surge no telemóvel.. Em tão pouco tempo já é o terceiro ! ouve-se em jeito de comentário…! Mas na verdade quem está por fora da história, fica a saber o mesmo(!!???).

Qual compasso de espera alguém antecipa que ELE não vem só ! ELAS também vêm e são tantas que à primeira impressão, nem se sabe qual a melhor ou que escolher entre tantas e “todas boas” …garante quem tem olho p’ra coisa !!!!!

Ora amigos ele é o mês em que todos os caminhos vão dar a Salvaterra de Magos. Elas são tantas e tão boas, daí que se tenha consensualizado que o foco é a “Enguia”  essa  Rainha do Tejo e da Gastronomia regional, numa iniciativa do município de Salvaterra de Magos em estreita ligação com a restauração local, isto é de todo o concelho.

O evento tem lugar como habitual durante todo um mês e para não fugir à regra em 2017 decorrerá entre  1 de março e 2 de abril, contando com pelo menos 19 sugestões de refeição, tantos são os restaurantes, das várias freguesias do concelho. E de facto será difícil a escolha do prato de enguias a saborear, daí a recomendação de que almoce e jante por terras de Salvaterra, ou que venha às Enguias mais do que um dia ou opte por um ou mais fins de semana para assim poder degustar e conhecer como se confecciona este prato/referência da cozinha regional e da gastronomia de portugal.

E das enguias Fritas com arroz a acompanhar, do Ensopado à Caldeirada d’ Enguias, às Grelhadas, ainda Enguias com Ovos ou de Fricassé, muitas são as formas de as cozinhar e levar à mesa, surpreendendo os menos habituados a este certame e a essa grande “especialidade -mor” de Salvaterra. Cinco toneladas de Enguias consumidas no âmbito do certame é a média, servindo muitos e muitos milhares de antigos e novos apreciadores da iguaria, vindo aliás dos quatro cantos do luso território.

Deixe-se então surpreender e venha disfrutar do muito que o concelho e região têm para lhe oferecer (sempre) no terceiro mês do calendário anual onde ELAS -as enguias, tão saborosas, apaladadas e muito bem acompanhadas vão estar,  à sua mesa, amigo leitor/ouvinte!

Enaltecer as tradições, promover os sabores de Salvaterra e partilhar os saberes que as gentes souberam preservar durante anos, dando a conhecer as múltiplas facetas deste recanto luso que é Salvaterra de Magos são objectivos consubstanciados neste evento que ultrapassa e muito os limites geográficos do concelho e da região ribatejana facto que muito contribuiu a criação e desenvolvimento do Mês da Enguia.

 21ª edição do Mês da Enguia na restauração local

Salvaterra de Magos, entre 1 março a 2 de abril

mes_enguia_1

 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s