degustar os sabores da Lampreia minhota


As panelas vão fumegando e o apurar das  lampreias, à bordalesa e o arroz de lampreia, a tarefa cometida às cozinheiras,  muito habituadas à tarefa, sempre nesta altura do ano,  ou seja a verdadeira e única época em que esta iguaria vai à mesa…

Aqui sabe-se preparar a lampreia e o saber fazer tem séculos. Os segredos da preparação, confeção e apresentação, passam de geração a geração pelas mãos sábias cozinheiras e a que se junta o bem receber da restauração local. Assim acontece aliás no âmbito do Festival Gastronómico Sabores da Lampreia, que Valença leva a efeito, com ennorme sucesso e a prova é que em março- dias 16, 17 e 18, chega a nona edição de tão afamado e concorrido certame.

Saborear tamanha especialidade é uma autêntica romaria, como manda a tradição. E há gente que vem dos mais variados pontos do luso território ou mesmo da vizinha espanha, propositadamente, para a ‘festa’ da Lampreia e da gastronomia minhota. Aconselha-se por isso a marcação de mesa. Perde-se a conta aos reincidentes, que trazem familiares e amigos “a casa” e nos recantos preferidos, partilham o momento da descoberta das lampreias recheadas ou das assadas no forno entre uma boa dose de conversas…que nos levam a inúmeras sensações e ao viver a beleza de Valença.

Qual manjar dos deuses, à mesa dos restautrantes aderentes vai estar aquela que é considerada a melhor lampreia do mundo e o prato de excelência, em terras minhotas.

O convite está feito para um dos mais saborosos fins de semana em terras minhotas. Mas também se diz com conhecimento de causa – “não deixe para amanhã, o que pode comer hoje… já que apreciadores em número crescente não faltam no «Festival da Lampreia, em Valença do Minho.

Essa coisa dos dias que voam…pode ser uma metáfora, é verdade, mas nos dias que correm, finitas são mesmo as lampreias no prato e disso ninguém terá dúvidas…!

9º Festival  Gastronómico Sabores da Lampreia 

Valença, na restauração local de 16 a 18 de março 

lampreiaVALENÇA18_n

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s