Páscoa, folar doce e sabores da Carrazeda


O paladar aguça o apetite, daí que Carrazeda de Ansiães goste de apresentar bons pratos e petiscos para satisfazer até os mais exigentes apreciadores da gastronomia regional. E são diversos os pratos consoante a época e desde os denominados pratos de caça (javali, perdiz ou coelho à caçador). passando pela  “marrã” (carne de porco assada na brasa) sem esquecer os famosos peixinhos do rio, fritos ou com molho de escabeche, muito se pode saborear em Carrazada de Ansiães. Mas o período é propício à apresentação e prova dos tradicionais folares da Páscoa.

Deste modo e com o devido destaque surge então a «Feira do Folar e dos Produtos da Terra», que se realiza entre 29 e 31 de março. E como o próprio nome indica esta é a oportunidade para descobrir, adquirir, saborear toda uma série de bons produtos, refira-se de produção local. Em primiero lugar  o dito vinho de consumo mas também o  digestivo, e como é evidente o “vinho fino ou tratado’ envelhecido em cascos de carvalho ou não estivesse Carrazeda inserida na mais antiga refião demarcada – o  Douro.

O presunto, o salpicão e o chouriço de carne outras das especialidades que as gentes locais sempre e desde há muitos e muitos anos continuam a produzir, assim como o Azeite e o mel,  os  bolos com maçã, o típico doce de abóbora, o tradicional arroz doce …  entre a lista de verdadeiros ‘embaixadores’ deste altaneiro território, com o Douro aos pés ….

Motivos já se vê, não faltam para marcar na agenda a ida de fim de semana a terras transmontanas e alto durienses a propósito da Páscoa, do Folar doce ou quiçá o convivio  com familiares, velhos amigos ou apenas a realidade e as gentes locais. O objectivo do certame é preservar e divulgar as tradições pascais  mas também dar destaque e incentivo à produção local. Promover oportunidades de comercialização do melhor que por aqui se produz, com mais valias evidentes para a economia local e regional, desde os produtores vários, passando pela hotelaria e restauração do concelho outra das razões da concretização de mais uma edição desta Feira, onde a animação bem a propósito não será dispensada, garante fonte do Municipio de Carrazeda de Ansiães.

Venha de lá um Bacalhau ou o Cabrito assado no forno, com couves destas terras, importante mesmo é passar  a Páscoa em Carrazeda…

«Feira do Folar e dos Produtos da Terra»

Carrazeda de Ansiães, dias 29, 30 e 31 de março

Feira_do_FolarCARRAZEDA18_

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s