Valpaços partilha tradições e o Folar


Perdem-se no tempo as os origens do Folar de Valpaços. Mas a tradição, o saber fazer e dar a provar,  que é apanágio das gentes transmontanas, chega aos nossos dias.  O genuíno produto que na Páscoa se confecciona e partilha, num gesto entre Padrinho e Afilhado. Contudo a partilha acaba por ser extensível a muito mais gente, sobretudo a partir de  1999, altura em que nasce a “Feira do Folar” de Valpaços. Aqui fama e proveito é realidade num certame que ganha dimensão e atractividade no panorama regional e nacional atraindo milhares de pessoas a Valpaços.

A  “Feira do Folar” de Valpaços constitui a oportunidade de degustar o tradicional Folar, mas abre -se como uma grande mostra  de outros não menos saborosos produtos locais e da região,  como o fumeiro, os vinhos, o mel,  além  das muitas iguarias que fazem parte da cozinha transmontana. A animação dá ao evento o  ambiente de festa. E da gastronomia na restauração local, às tasquinhas no certame, aos stands de prova/venda dos mais variados produtos locais e regionais, de tudo tem esta feira que se realiza no Pavilhão Multiusos de Valpaços.

Celebra-se a Páscoa e a produção dos muitos produtos que fazem do concelho e da região um dos mais apetecíveis, no luso território. Em busca do “Folar” ou  para degustação e aquisição, desde o azeite ao vinho, passando pelo bolo podre, o mel, as compotas, os frutos secos, a doçaria e o pão variado e, claro está, o tradicional folar, vem gente de todo o lado. Valpaços ganha vida e afirma o seu estatuto de “Capital do Folar”. E durante três dias, atractivos não faltam com a possibilidade de os visitantes,  sejam eles de onde forem, anteciparem a Páscoa e os produtos que dela vão ser  parte integrante, tenham eles estatuto de padrinho, de afilhado ou até nenhum deles. Importante como alguém dizia é viver hoje, de modo diferente e intenso como são aliás os sabores de Trás-os-Montes…

“Feira do Folar” de Valpaços

Pavilhão  Multiusos – dias 23, 24 e 25 março

FolarVALPAÇOS18

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s