Em Destaque

DiaGastronomia1As raízes históricas e culturais deste povo, num país que fez seu, através das diversas conquistas e lutas travadas, ao longo dos tempos, está expressa se assim se pode dizer na diversidade e riqueza enorme, da sua Gastronomia.

Preservar esse valioso legado, transmitido de geração em geração é um desígnio de todos. Mas também será promover a sua divulgação como parte do património lusitano, assim como enaltecer a dedicação e criatividade das gentes locais, envolvidas num sector de extrema importância que contribui para uma importantíssima parte do Produto Interno Bruto, através do Turismo.  É este um vector em que existem inúmeras potencialidades servindo então como alavanca de um desenvolvimento que se quer sustentado, deste multifacetado território, agora assumido de uma outra forma, partilhada pelos diferentes agentes no todo nacional.

A consagração em Lei, do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa, que é muito mais que uma efeméride, serve esses intentos de enaltecer, fazer, promover, partilhar, degostar  o que de melhor temos e sabe(re)mos !?, na área da cozinha, regional e nacional.

O presente ano, marcará o inicio de uma responsabilidade ainda maior, de afirmar o que de único, genuíno e orgulhosamente muito localizado no dito mundo global, criado “made in” Portugal. É isso que faz a diferença entre este espaço físico, quem nele vive e, um qualquer outro ponto do globo…assim continuará a ser, no quadro desta batalha (mais uma) pela afirmação do que é nosso e sobretudo gostoso, no quadro da Gastronomia Portuguesa.

Dia da Gastronomia Portuguesa, sempre no último domingo de maio !

 CARDAPIO9_orig

Os que já provaram ficaram rendidos à iguaria…!Os que desconhecem a sua existência  ou ainda não tiveram oportunidade de saborear a novidade, não fazem ideia do sabor e da textura do pastel…de nata mas com Pêra Rocha.

É verdade, uma nova variedade desse “Conquistador” que viaja mundo fora, levando bem longe o  sabor da tradição “made in portugal” tem agora um irmão gémeo- o Pastel de Nata de Pêra Rocha.

Criado no Bombarral, fruto da junção da mais popular e emblemática referência da doçaria portuguesa, com a “rainha “da fruticultura lusitana, o Pastel de Nata de Pêra Rocha aí está …para ganhar fãs no quadro das delícias bem portuguesas.

O “Pastel de Nata de Pêra Rocha”, já merecedor  de enormes e diversificados elogios, assume-se desde logo como “embaixador” da terra que o viu nascer e da região Oeste, gerando mais valias e expectativas aos seus produtores -a Pastelaria Trigo D’Aldeia, aos bombarralenses e claro, a portugal, com este ampliar do “Cardápio” de pequenas grandes maravilhas da doçaria, muito em particular e da gastronomia portuguesa, de um modo geral.

O genuíno, inovador, único,  com origem muito específica e localizada, faz toda a diferença  no mundo global e por cá, neste recanto à beira mar plantado, queiram ou não, somos mesmo diferentes !

Com’Prove essa delícia portuguesa – Pastel de Nata com Pêra Rocha !

13705_26928_nata com pera

SILVES, CAPITAL DA LARANJA…

Silves, o seu Município decidiu criar e registar a marca “Silves -Capital da Laranja”. E não é nada descabida esta atitude e postura, tanto mais que isso traz o reforço da imagem do concelho e prestígio ao principal produto local de excelência – a “Laranja de Silves”. Constituirá além do mais uma mais valia para os produtores do concelho , que passam a poder utilizar esta mesma marca, valorizando assim o esforço do seu trabalho por via da “laranja”redondinha e doce de Silves…

O concelho de Silves é, há longos anos, visto como local de produção de citrinos e, em particular, de laranjas de grande qualidade, identificadas em muitos locais como “Laranjas de Silves”. Estas estão como sabemos e provamos associadas à doçura, à quantidade de sumo e à delicadeza dos seus aromas excepcionais. Este reconhecimento induz, naturalmente uma procura acentuada e uma notoriedade e visibilidade do produto. Agora o Município, com a criação e registo de uma marca própria, procurará promover ainda mais o património e o território de Silves, associando um produto à sua história, qualidades organoléticas e importância no mercado.

“Dar uma maior notoriedade ao produto laranja, emblemático deste concelho e aos seus produtores, reforçando, no consumidor regional, nacional e internacional, o seu carácter e identidade únicos”, foram razões na origem desta decisão e sua concretização. Agora a par com o produto Laranja, associado ao nome  “Silves”, será tempo de enaltecer e (re)afirmar, nacional e internacionalmente  este charmoso,  colorido, belo, acolhedor e multifacetado “pedaço do território algarvio, onde o património material e imaterial assumem particular relevância.

A excelência do produto “Laranja” cujas características e qualidade únicas, conhecidas e reconhecidas ao longo dos anos, é claramente indissociável de Silves, da sua história e da produção frutícola.SilvesLanja16

Desafio

Experimente fazer um corte transversal numa “laranja de Silves” e identificará com  clareza os gomos, com um recorte na parte inferior, correspondente ao perfil do castelo da cidade. Promove-se assim de forma direta e imediata a ligação entre aquele que é o elemento patrimonial de Silves mais conhecido – o castelo – e o fruto laranja.

CARDAPIO9_orig

CARDAPIO9_orig

CARDAPIO na Radio

São já quatro dezenas, as Rádios que de norte a sul do luso território, incluindo as ilhas dos Açores e da Madeira servem o Cardápio. O menu com inúmeras iguarias é servido em pouco mais de 50 minutos de rádio, deixando água na boca . A todos os amigos que constituem esse auditório o nosso agradecimento, bem como às Rádios locais que o levam ao público, ávido de sabores e saberes da boa cozinha portuguesa!

CARDAPIO9_orig

Ponte de Lima tem um novo prato, servido nos restaurantes da Vila…hum a delicia pensada e preparada para agradar a todos quantos visitam o Minho, tem a designação de “Espetada do Brutus” sendo confeccionada com produtos regionais, como a carne minhota, constituindo uma alternativa ao não menos saboroso e típico “Arroz de Sarrabulho” que é já um ícone do concelho, da região e da gastronomia portuguesa.

CARDAPIO9_orig

Praça República - Viana do Castelo (4)garfoverde
GARFO Verde …é p’ra comer BEM !!!

“Garfo Verde” é nada mais que uma iniciativa, que tem lugar em Viana do Castelo, organizada pelo Municipio local, em estreita ligação com um conjunto, crescente, de restaurantes desta cidade minhota…
E a ideia ou objectivo que se concretiza a cada dia que passa é disponibilizar uma ementa, equilibrada do ponto de vista nutricional, constituindo uma oferta alterrnativa, diversificada sobretudo, mas ao mesmo tempo, chamar a atenção para a importância de uma alimentação saudável.Cc-12/13

logo-viana-castelo

“Garfo Verde”
alimentação saudável, diariamente, nos restaurantes aderentes de Viana do Castelo

CARDAPIO9_orig

Os meses sucedem-se, os números memorizam-se, os pratos criam-se, as tradições preservam-se, a cozinha regional saboreia-se e Évora vive-se. E bem que se vive, sublinhe-se através da saborosa e diversificada gastronomia alentejana que nos surge em «Doze Meses de Boa Mesa».

Ao longo do tempo, vão sendo apresentados pelos estabelecimentos aderentes os pratos e comidas de acordo com a temáticas variadas que vão desde o porco, às sopas, ao borrego, às comidas de verão e à caça, assim como à doçaria regional, numa panóplia de encher o olho e os estômagos dos muitos e muitos comensais que não vão querer perder a oportunidade de provar saborear Évora e sua riqueza gastronómica.

Ah e no quadro desta acção promocional, que inclui diferentes propostas para conhecer e viver Evora, que vão desde os pratos tradicionais alentejanos servidos na restauração local com sabores de verão, à contemplação e visita ao Património cultural e edificado bem se pode dizer que o tempo é de Évora a Cidade Património da Humanidade.

Evora a cada mês um prato diferente, uma outra forma de revisitar o Património que também é gastronómico nesta Cidade da Humanidade!

CARDAPIO9_orig

coimbradoceO maravilhoso Património edificado já Coimbra viu reconhecido nacional e internacionalmente … pela UNESCO. Quanto ao saboroso Património doceiro de Coimbra, está posto à prova num “Roteiro da Doçaria de Coimbra” com vários e dignos “embaixadores” das tradições e do seu património doceiro.
O “Pastel de Santa Clara”, o “Manjar Branco”, a “Barriga de Freira”, o “Crúzio”, a “Arrufada de Coimbra” e “a Cavaca” vão estar a seduzir a clientela da Pastelaria «Briosa», de «a Brasileira», do «Nicola», do «Café Santa Cruz», da «Pastelaria Penta» e do «Moinho Velho» respectivamente, prontos a servir e bem, os “amigos dos doces” e das tradições doceiras de Coimbra.

“Roteiro” da Doçaria de Coimbra um percurso recomendável …

CARDAPIO9_orig

14310827Pastel(zinho) de Belém nas bocas dos brasileiros

O “Pastel de Belém”, delicioso, estaladiço e que há muito se come muito para lá dos limites geográficos do luso território, é um dos grandes temas em foco na secção COMIDA da Folha de São Paulo, no Brasil. Intitula o periódico brasileiro que «A Receita do Pastel de Belém é um dos Segredos mais bem guardados em portugal», bem a propósito da peça agora publicada.

Pastéis de Belém
ícone da cidade de Lisboa
in FOLHA de São Paulo, Brasil

 

CARDAPIO9_origCARDAPIO9_orig

 

CARDAPIO, a lista onde contam os eventos, a gastronomia, os vinhos, os convivas!

Venha daí conhecer as Confrarias Gastronómicas e Báquicas, que à sua história e ao património, transmitido de geração em geração, ainda lhe junta ingredientes que fazem do genuíno, do tradicional, do que é vincadamente regional na cozinha portuguesa, a diferença num mundo a cada dia mais global e uniforme…

Reserve já um lugar à mesa e escolha do nosso CARDAPIO !
o Menu é servido em 60 minutos de Rádio , numa estação emissora perto de si !

CARDAPIO9_origCARDAPIO9_orig

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s